Fátima Lopes: A Mulher Empreendedorismo



Nascida a 8 de Março de 1965 no Funchal, Ilha da Madeira, Fátima Lopes parte para Lisboa em 1990.  Aqui abre uma loja multimarca, a “Versus”.

Em 1992 Fátima Lopes lança a sua própria marca transformando a “Versus” na primeira boutique Fátima Lopes. Mostra a sua colecção de estreia no Convento do Beato em Lisboa e a cidade depressa se torna fã das suas roupas.

Em 1995, a marca Fátima Lopes começa a ser representada em várias feiras francesas ao mesmo tempo que em Portugal se estreia no principal evento de moda, Portugal Fashion. Em Março de 1996 a criadora Madeirense inaugura a sua primeira loja além-fronteiras, na Cidade-Luz, expandindo-se também para outras áreas. Assim nascem colecções de sapatos, de artigos em pelem marroquinaria e de roupa interior.

Em 1996 Fátima Lopes estreia-se noutro importante evento de moda nacional: a Moda Lisboa.
1998 revela-se um ano em cheio para Fátima Lopes. Abre o seu espaço no Bairro Alto, num prédio onde instala uma loja, um bar/discoteca, o seu estúdio, o atelier e ainda uma agência de manequins.

Em Março de 1999 Fátima Lopes torna-se a primeira criadora portuguesa a fazer parte da Semana da Moda de Paris, vendo as suas roupas desfilar ao lado dos principais criadores de moda internacionais. Desde então Fátima Lopes apresenta em Paris duas colecções todos os anos.
Ousada e irreverente, a estilista surpreende o mundo quando em 2000 desfila ela própria o bikini mais caro do mundo, todo feito em ouro e diamantes.

Em 2001 Fátima Lopes cria a sua primeira colecção de alta joalharia, seguindo-se as porcelanas, a cutelaria, os cristais, têxteis-lar, os óculos, as canetas e até pavimentos e revestimentos.

Em 2002 abre um espaço no El Corte Inglês de Lisboa. Os sucessos sucedem-se e são inúmeros os projectos para os quais é convidada. Expoente máximo na Moda Homem foi o protocolo estabelecido com a Federação Portuguesa de Futebol através do qual a marca Fátima Lopes tem vestido, desde 2004, a Selecção Nacional de Futebol.

São inúmeros os prémios de carreira com que a criadora de moda foi reconhecida, sendo inclusive condecorada, em 2006, como Comendadora da Ordem do Infante D. Henrique pelo então Presidente da Republica, Jorge Sampaio.

Fátima Lopes é um exemplo de empreendedorismo e ambição. Uma mulher com M grande que sempre lutou pelos seus ideais sem nunca esquecer as suas raízes.

Fonte: site oficial Fátima Lopes (fatima-lopes.com)